Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal

 Aparelho Fixo Metálico

Este é o tipo mais comum e conhecido de aparelho. O fio ortodôntico é fixado aos brackets com o uso de “borrachinhas” (coloridas ou não) ou com amarrilho metálico.É um sistema que oferece baixo coeficiente de atrito além de ser bastante confiável e muito utilizado.

 

Aparelho Fixo Estético de Porcelana ou Safira

Os brackets estéticos podem ser de porcelana ou de safira. Os brackets de porcelana tem a vantagem de serem da mesma coloração dos dentes o que os deixa muito mais discretos que os metálicos sendo quase que imperceptíveis a uma distância de conversação. Os brackets de porcelana são muito resistentes a manchamentos, mantendo sua cor durante todo o tratamento. Os brackets de safira , além de serem totalmente transparentes, têm a resistência igual ou até superior a um bracket metálico, com baixo coeficiente de atrito. 

Aparelho Autoligado (Metálico ou Porcelana)

 

Por serem ativados por meio de fios de alta performance e não necessitarem de ligaduras elásticas (“borrachinhas”), diminuindo significativamente o atrito entre o fio e o braquete, os aparelhos autoligados têm grande eficiência da movimentação dentária. Esses aspectos possibilitam mais conforto ao paciente, por permitirem a aplicação de forças superleves. Eles podem ser metálicos ou mais discretos (em porcelana ou em safira)!

Destacam-se três vantagens do aparelho autoligado em relação ao aparelho fixo convencional: • Menor atrito do sistema: os braquetes autoligados apresentam menor atrito com o fio e, com isso, menor resistência ao deslocamento dos dentes, o que diminui o desconforto da movimentação. Apresentando movimentos mais rápidos; • Melhor higienização: as ligaduras elásticas apresentam facilidade maior em acumular partículas de alimentos. Isso propicia o alojamento de bactérias e o aumento da tendência à formação de placa bacteriana e inflamação gengival. Por não utilizar essas ligaduras elásticas, o aparelho autoligado é mais higiênico; • Estética mais interessante: as “borrachinhas” dos aparelhos convencionais (convencional metálico ou mesmo convencional estético) pigmentam ao longo do mês. Pelo fato de não fazer uso desses itens, o aparelho de sistema autoligado não absorve amarelamento ou pigmentações.

Aparelho Lingual

 

A ortodontia lingual consiste na colocação dos braquetes de aparelho fixo na face interna dos dentes, a chamada face lingual. Dessa forma, o aparelho encontra-se fora de vista, sem que percebam que o paciente está usando.

Portanto, essa técnica atende os pacientes que buscam tratamento ortodôntico mais discreto em relação ao tratamento convencional. Além disso, o fato de os braquetes serem colocados na face interna dos dentes permite que os lábios não tenham seu contorno modificado durante o tratamento.