– A odontologia estética tem como objetivo recuperar a autoestima, recuperar e rejuvenecer dentes manchados, amarelados, com forma e coloração alterada, restabelecendo uma harmonia dos dentes com a face, a gengiva e todo o rosto.


-Clareamento dental – pode ser caseiro ou a laser.

-Aumento de coroa clínica do dente– dentes curtos ou pequenos poderão ser aumentados, através de uma cirurgia plástica de gengiva, que aumenta a coroa do dente . Indicado também para paciente que tem sorriso gengival.

-Coroas de porcelana – dentes fraturados e quebrados por traumas, ou ainda extensamente destruídos por cárie dentária, são algumas das indicações da coroa dentária em porcelana pura, a técnica para transformações de impacto com  prótese dentária fixa. Ela, que também recebe o nome de jaqueta de porcelana, traz resultados estéticos marcantes e naturais.

Indicações para uso de coroas de porcelana:

 destruição dentária extensa por cárie dentária ou fraturas; 

 dentes com restaurações em resina extensas e múltiplas; 

 bruxismo severo (dentes severamente desgastados); 

 pouca retenção para a técnica com faceta de porcelana;

 presença de pino protético ou implante dentário;

 substituição de prótese dentária fixa com metal.

 

 

Facetas de porcelana – as facetas surgiram para modificar o formato e a cor do sorriso. Elas são porcelanas finas aplicadas sobre o dente ou ainda podem ser feitas de resina composta. A indicação de cada tipo de faceta varia de acordo com o perfil e a necessidade do paciente. Vale lembrar que facetas de resinas são consideradas mais conservadoras, pois na maioria dos casos não há necessidade de realizar nenhum tipo de desgaste nos dentes. Contudo, as facetas de porcelana quando realizadas por um profissional experiente e capacitado também proporcionam uma mudança linda no sorriso com um desgaste dental quase imperceptível. Por mais fina que sejam as facetas, após cimentadas ao dente tornam-se extremamente resistentes. Alguns estudos apontam que  passados 10 anos após a colocação de facetas/lente de contato dental apenas 4% dos tratamentos precisaram ser substituídos. Porém, depende de uma boa manutenção do paciente , além disso deve evitar hábitos como roer unhas e morder objetos, a fim de manter as propriedades estéticas e evitar fraturas das cerâmicas.

Nas consultas de limpeza e manutenção das facetas, serão avaliadas a integridade das margens entre as restaurações e o dente, e também o acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo a elas. As consultas de manutenção com o dentista são extremamente importantes para aumentar a durabilidade da faceta de porcelana, e devem ser realizadas conforme orientação do dentista, geralmente a cada 6 meses. Ao negligenciar estas consultas clínicas o paciente aumenta o risco de infiltrações cariosas, descolamento das lentes, fraturas e perda do brilho das facetas e lentes de contato dental”.

 

-Lentes de contato– Assim como as facetas  de porcelana, as lentes de contato dentais também são pequenas peças de porcelana usadas para corrigir imperfeições dos dentes, porém elas são mais finas – cerca de 2 mm – que as  facetas e quase transparentes, por isso receberam o nome de lentes de contato . São coladas encima dos dentes naturais e permitem alcançar dentes mais brancos , com estética dental de forma mais harmônica em relação à face. Procedimento simples, seguro e eficaz que necessita de um desgaste mínimo nos dentes que receberão as lentes de contato. As lentes podem ser de resina ou de porcelana.

-Restaurações em resinas, inlay e onlay– São tratamentos restauradores de resina ou de porcelana em dentes com cáries ou quebrados que necessitam ser restaurados , para restabelecer sua estética e função.

-Troca de restaurações escuras – Troca das antigas restaurações de amálgama por restaurações de resina ou porcelana.